Sotaque ao falar Inglês: O que nunca te contaram

English Related

Sotaque ao falar Inglês: O que nunca te contaram

Manlei Santeoni
Escrito por Manlei Santeoni em 07/09/2020
Junte-se aos demais assinantes.

Receba conteúdo descomplicado para turbinar seu Inglês

Você certamente já viu alguma pessoa de um país diferente falando Português. Ou pelo menos tentando. Se conseguiu entender, é provável que tenha pensado que a essa pessoa fala bem o nosso idioma.

Muitos brasileiros acreditam que só quem fala Inglês bem de verdade é quem não tem sotaque. Acerca disso, veja o estudo abaixo.

O que os estudos dizem

Um estudo alemão, conduzido pela pela bióloga e antropóloga Kathleen Wermke e seus colegas, mostrou que mesmo antes de nascer os bebês já recebem estímulos no seu idioma nativo.

O estudo analisou o choro de 60 bebês, 30 franceses e 30 alemães, e concluiu que os bebês franceses choram seguindo um padrão diferente dos bebês alemães.

Manlei Santeoni

Isso nos mostra que o nosso idioma nativo é algo que nos acompanha mesmo antes de nascermos.

Dessa maneira, eliminar um sotaque não é algo que deveria ser cogitado. E apesar de existir essa possibilidade, realizar tal feito é algo que demanda um trabalho muito extenso, envolvendo anos de convivência com nativos do idioma e a ajuda de um fonoaudiólogo.

O que realmente importa

Quando conversamos com pessoas de outro países, o que acaba sendo mais importante? A capacidade da pessoa de se comunicar no nosso idioma ou sotaque que ela tem?

Por isso é importante entender a diferença entre boa pronúncia e sotaque.

Você terá sotaque, isso é inevitável. No entanto, esse sotaque pode ser mais destacado ou mais sutil, dependendo da sua prática.

Os nativos raramente comentarão sobre o seu sotaque, acredite nisso.

Eu já estive em contato com centenas de pessoas nativas durante os meus quase 14 anos de fluência no Inglês. E pasmem: só ouvi comentários sobre o meu sotaque apenas uma vez.

Quando conversamos com um americano que fala Português, nos sentimos contentes ao ver uma pessoa de outro país falando o nosso idioma, mesmo que com sotaque.

Muitas vezes achamos até bonito, diferente ou chique o sotaque de outros países.

Então por que não sentimos o mesmo com o nosso próprio sotaque?


REFERÊNCIAS:

Hey,

sua opinião é importante. Conte-nos o que achou nos comentários.