Você certamente já viu alguma pessoa de um país diferente falando Português. Ou pelo menos tentando. Se conseguiu entender, é provável que tenha pensado que a essa pessoa fala bem o nosso idioma.
Muitos brasileiros acreditam que só quem fala Inglês bem de verdade é quem não tem sotaque. Acerca disso, veja o estudo abaixo.
O que os estudos dizem
Um estudo alemão, conduzido pela pela bióloga e antropóloga Kathleen Wermke e seus colegas, mostrou que mesmo antes de nascer os bebês já recebem estímulos no seu idioma nativo.
O estudo analisou o choro de 60 bebês, 30 franceses e 30 alemães, e concluiu que os bebês franceses choram seguindo um padrão diferente dos bebês alemães.

Isso nos mostra que o nosso idioma nativo é algo que nos acompanha mesmo antes de nascermos.
Dessa maneira, eliminar um sotaque não é algo que deveria ser cogitado. E apesar de existir essa possibilidade, realizar tal feito é algo que demanda um trabalho muito extenso, envolvendo anos de convivência com nativos do idioma e a ajuda de um fonoaudiólogo.
O que realmente importa
Quando conversamos com pessoas de outro países, o que acaba sendo mais importante? A capacidade da pessoa de se comunicar no nosso idioma ou sotaque que ela tem?
Por isso é importante entender a diferença entre boa pronúncia e sotaque.
Você terá sotaque, isso é inevitável. No entanto, esse sotaque pode ser mais destacado ou mais sutil, dependendo da sua prática.
Os nativos raramente comentarão sobre o seu sotaque, acredite nisso.
Eu já estive em contato com centenas de pessoas nativas durante os meus quase 14 anos de fluência no Inglês. E pasmem: só ouvi comentários sobre o meu sotaque apenas uma vez.
Quando conversamos com um americano que fala Português, nos sentimos contentes ao ver uma pessoa de outro país falando o nosso idioma, mesmo que com sotaque.
Muitas vezes achamos até bonito, diferente ou chique o sotaque de outros países.
Então por que não sentimos o mesmo com o nosso próprio sotaque?
REFERÊNCIAS:
- The New York Times – Do Babies Cry in Different Languages?
- ABC News – Babies Cry With an Accent, Study Finds
- Daily Mail – Babies cry with regional accents
Hey,
sua opinião é importante. Conte-nos o que achou nos comentários.