Slow Morning - Santeoni
Destaques,  Produtividade

Slow Morning – sendo produtivo fazendo pouco

Em tradução literal, Slow Morning seria o mesmo que Manhã Lenta, em Português. Essa é uma prática que vem sendo adotada por muitos entusiastas, em vários lugares do mundo. Em poucas palavras, a Slow Morning nada mais é que uma maneira lenta de começarmos o dia, adiando por alguns minutos ou horas as primeiras informações que receberemos acerca do mundo.

Ao acordar, antes de usar o celular ou computador, antes de ler notícias ou ligar a TV, optamos por fazer algumas atividades, produtivas ou não, de modo a levar a nossa mente a um estado sereno e calmo, para só então iniciamos os afazeres do dia.

O que preciso para praticar a Slow Morning?

As coisas que você tem em casa são suficientes. Por exemplo, logo após acordar, você pode arrumar a cama, preparar um chá, meditar, ler, caminhar ou tocar algum instrumento. As possibilidades são inúmeras. Você escolhe. O único objetivo é se manter afastado das redes sociais e mídias no primeiro momento do dia, durante 30 minutos, 1 hora ou mais.

No final do artigo eu listarei um guia com as principais atividades que você pode praticar durante a sua Manhã Lenta, e caberá a você escolher as que mais se encaixam na sua rotina.

Quais são os benefícios da Slow Morning?

Respirar a primeira brisa do dia sem o aroma da preocupação será o seu maior benefício com a Slow Morning. E isso mudará significativamente a sequencia e resultados dos eventos do seu dia. Após o seu momento de Manhã Lenta, a sua mente estará mais calma, tornando muito mais fácil receber e processar os afazeres do dia.

Em um dia comum, logo ao abrir as redes sociais e aplicativos de mensagens, somos bombardeados com informações densas e solicitações adversas. E tudo isso demandará um grande esforço da nossa parte. Por esse motivo, é interessante optar por iniciar o dia de modo pacato, evitando esse tipo de ruído logo no primeiro contato com a manhã.

Portanto, não pise no acelerador logo ao acordar. Deixe seu celular distante, coloque uma música suave, tome um banho e prepare um chá. A sua disposição se elevará e o seu dia será mais vistoso.

Minha rotina é muito corrida, o que fazer?

A proposta da Slow Morning é iniciar o dia de maneira lenta, e isso independe de quanto tempo você dedicará à prática. Certamente, quanto mais tempo você puder empregar, melhor para sua mente. Mas isso não significa que pessoas com a rotina acelerada não podem praticar. Uma leve mudança de hábitos pode resolver esse problema.

Por exemplo, caso você acorde todo dia às 5:30 para ir trabalhar ou estudar, sem muito esforço pode passar a acordar 20 ou 30 minutos antes. E nesses novos minutos de diferença pode praticar a Manhã Lenta. Parece cansativo, e eu sei que meia hora de sono pode fazer diferença para muita gente. Porém, você pode combinar o seu novo horário de despertar com um novo horário para dormir. Basta passar a deitar 20 ou 30 minutos antes do seu horário habitual.

Por quanto tempo devo praticar para obter resultado?

No seu primeiro dia de prática já será possível observar melhorias na sua produtividade. Certamente, existem muitas variáveis que podem influenciar esse resultado, mas, ainda assim, a chance de melhorar o seu desempenho é alta. Tudo isso porque você não estará naquele estado de preocupação e ansiedade que a falta da Manhã Lenta pode causar. Você iniciou o seu dia de maneira serena, e será também de maneira serena que lidará com as adversidades cotidianas.

Vale mencionar que os maiores efeitos podem variar de pessoa para pessoa, sendo necessário mais tempo para algumas obterem tais benefícios, em comparação com as outras. De todo jeito, caso você esteja disposto a essa mudança de hábitos, seus dias se tornarão mais límpidos. Por que não tentar?

Achei interessante, mas ainda não sei o que fazer

Como prometido, agora listarei várias práticas que você pode adotar para iniciar o seu hábito de Slow Morning, vamos lá:

Arrumar a cama: esta deve ser a primeira coisa a fazer durante a sua Manhã Lenta. Arrumar a cama logo após acordar nos dá a sensação positiva de iniciar o dia já realizando tarefas, e isso terá um grande impacto na nossa produtividade.

Tomar banho: é normal sentir um pouco de sono logo após acordar. Por esse motivo, um banho logo nos primeiros minutos do dia irá afastar o sono e nos colocar em movimento. No entanto, caso você não sinta necessidade, pode pular para outra atividade.

Café, Chocolate Quente ou Chá: nada melhor que uma bebida que gostamos para nos acompanhar na Slow Morning. Não deixe de preparar a sua favorita. A sua manhã lenta será muito mais brilhante com ela.

Música suave: a música pode ser sua grande companheira aqui. Particularmente, em todas as minhas Manhãs Lentas eu escuto música. Gosto das mais suaves, sem muita agitação ou volumes. Você pode optar por músicas instrumentais ou suaves e com voz. As notas musicais tornam o nosso dia mais vívido.

Ler: a leitura é um dos principais hábitos entre as pessoas mais produtivas e bem sucedidas do mundo. O conhecimento é a única moeda que tem valor em qualquer lugar do mundo. Portanto, por que não iniciar o dia com uma boa leitura? Essa é uma das melhores opções de práticas a realizar durante uma manhã lenta.

Escrever: bem como a leitura, a escrita também é uma atividade que nos ajuda a expandir a nossa mente, explorando as áreas mais distantes do nosso consciente. Iniciar o dia escrevendo é uma escolha plausível. Você pode escrever sobre os seus sonhos, sobre o que planeja fazer durante o dia, sobre seus projetos, ideias recentes, etc.

Caminhada/Corrida: a prática de exercícios físicos resulta em inúmeros benefícios para a nossa mente, como você pode verificar neste artigo. Devo confessar que é algo que preciso voltar a praticar, mas já fica a dica. Uma caminhada de meia hora pela manhã fará uma grande diferença na sua energia durante o dia. Não deixe de praticar.

Jogos: há também quem prefira jogar no seu primeiro momento. É algo totalmente válido. Eu mesmo o faço, vez ou outra, e é muito divertido iniciar o dia dessa maneira. Só tome cuidado para não se perder no horário.

Assistir: eu poderia dizer que assistir é uma das minhas práticas favoritas. Enquanto assistimos, dependendo do teor do programa, a nossa mente se distrai totalmente. Uma boa escolha é assistir a um episódio curto de alguma série ou anime. Mas caso você possua mais tempo livre, acho válido assistir a algo mais longo. Para a Manhã Lenta não é recomendável séries, documentários ou animes filosóficos e semelhantes. A ideia aqui é não ter muito esforço intelectual no primeiro momento do dia.

Demais atividades: eu poderia passar uma tarde inteira aqui escrevendo sobre atividades que você pode praticar durante a Manhã Lenta. Mas acredito que as citadas já são suficientes. Agora cabe a você decidir quais são as que mais te agradam. E você também pode acrescentar mais quantas desejar.

Considerações finais

Bom, é isso. A Slow Morning é uma prática que pode ser adotada por qualquer pessoa. Não importa se você vai dedicar 60 minutos da sua manhã ou menos tempo. O importante aqui é colocar em prática, sendo a duração não tão importante. Por isso, caso ela tenha atraído a sua atenção, você já pode começar amanhã mesmo.

Estou ansioso para saber como foi o seu primeiro dia de Manhã Lenta. Aguardo seu relato nos comentários. Até mais!


Artigos sobre Slow Morning em inglês:

***

Natural de Salvador, Manlei Santeoni tem 27 anos de idade, é apaixonado por literatura, filosofia e uma boa música. Escreve para a internet há alguns anos e é aficionado por cadernos ─ onde a maioria de seus textos é iniciada. Junto com sua paixão pela música e pela natureza, Santeoni também é contador de histórias, e seu primeiro livro a ser publicado já está em produção. Adicionada a tudo isso está a sua alta estima pela Língua Portuguesa ─ principalmente quando bem falada e bem escrita.