Rede social Skoob e a fácil troca de livros

O Skoob é a maior rede social do Brasil especificamente direcionada a leitores. Nele você cria o seu perfil e pode adicionar atualizações de livros que leu, está lendo ou pretende ler; pode fazer comentários sobre os livros que está lendo usando os históricos de leitura, escrever resenhas e avaliar livros.

No Skoob você também pode trocar livros através do PLUS ─ que é um serviço gratuito ─, trocar livros diretamente com outros leitores e fazer avaliações dessas trocas. E é justamente sobre essas trocas que vou falar aqui neste artigo.

Trocando livros pelo Skoob Plus

O Skoob Plus é um serviço que faz o intermédio entre usuários, facilitando a troca de livros. No Plus você troca livros por créditos, e esses créditos você usa para solicitar livros. Não existe nenhuma dificuldade no processo, como explicarei na sequência.

Livros por créditos

Quando você começa a utilizar o serviço, o seu perfil é atualizado e recebe uma etiqueta amarela com o nome PLUS, e essa etiqueta muda automaticamente para a cor azul quando você conclui o envio de dois livros.

Todas as trocas feitas pelo PLUS são por créditos, e nunca livro por livro. Ao concluir o envio de um livro ─ ou seja, quando o leitor que o solicitou informa o recebimento ─ você automaticamente recebe o crédito selecionado ─ 1 ou 2 créditos. No início pode parecer um pouco estranho ─ o fato de você enviar um livro e receber crédito, e não outro livro ─, porém, não existe nada de errado na troca por crédito. Para solicitar um livro você precisa de crédito, e para conseguir crédito você precisa enviar um livro.

Você pode definir o total de créditos que deseja receber por determinado livro, sendo as opções 1 crédito ou 2 créditos. Todos os livros disponibilizados para troca recebem automaticamente o valor de 1 crédito, e você pode alterar esse valor na página do livro, selecionando a opção Editar para troca.

Disponibilizando seus livros para troca

Primeiro passo: Antes de mais nada, você precisa atualizar o seu perfil para PLUS para então poder disponibilizar os seus livros para troca. Para atualizar o seu perfil acesse essa página SKOOB PLUS, siga as instruções e em poucos segundos você será um usuário PLUS ─ gratuitamente.

Segundo passo: Agora que você é um usuário PLUS, a próxima etapa é escolher quais são os livros que você deseja trocar. Para isso, escolha um livro na sua estante ou use a pesquisa, e selecione a opção TROCO. Escolha quantos livros desejar.

troco

Terceiro passo: Pronto, depois de escolher os livros que deseja trocar, você precisa disponibilizá-los no sistema. Esse é o passo em que você os deixa disponíveis para troca. É a partir daí que as pessoas poderão encontrá-los e lhe enviar solicitações. Acesse essa página e selecione a opção ATIVAR para disponibilizar os seus livros. A página deve ficar como na imagem.

livros disponiveis

Se você fez tudo certo até aqui, logo receberá solicitações, e explicarei agora como fazer para enviar os livros.

Enviando livros

Após receber uma solicitação e aceitá-la, é recomendável que você envie o livro em até dois dias (é válido lembrar que, passados os dois dias, o usuário que solicitou o livro poderá cancelar a solicitação). Você poderá ver o endereço do usuário que solicitou o livro depois de aceitar a solicitação.

Para enviar um livro você precisa se dirigir a uma agencia dos Correios com o livro já embalado, ou comprar uma embalagem com o atendente no momento do envio. A embalagem deve conter o seu endereço e o endereço do destinatário de forma detalhada, para que não ocorra nenhum problema durante a entrega. Você receberá um código de rastreamento depois que enviar, e deverá usar esse código para informar o envio do livro na página do Skoob.

O serviço mais econômico e recomendável para o envio de livros é o Impresso Normal – Registro Módico, e eu escrevi um artigo explicando detalhadamente o que você precisa fazer para usá-lo. Mas não se preocupe, ao lermos o nome do serviço pela primeira vez tudo pode parecer complicado, no entanto, é muito mais fácil do que você imagina, e todas as agencias dos Correios oferecem o serviço. Leia o artigo sobre o Impresso Normal – Registro Módico clicando aqui.

Trocando livros por livros

A troca de livros por livros também pode ser feita pelo Skoob e é bastante comum, sendo que toda a troca é feita de usuário para usuário, sem intermédio de sistema algum. A troca de livro por livro é feita por diálogo. Ao navegar pelo Skoob e encontrar um livro desejado, os usuários têm a opção de ver quem são as pessoas que possuem esses livros e desejam trocá-los. A partir daí, os leitores entram em contato um com o outro e definem quais livros serão trocados.

No entanto, o Skoob não se responsabiliza por esse tipo de troca, e qualquer problema que venha a acontecer no processo, como livro não entregue, danificado ou diferente do que foi informado, fica sob a responsabilidade dos próprios usuários. Por esse motivo, é recomendável que você opte por trocas pelo sistema Plus sempre que possível.

Para pessoas que sempre estão lendo alguma coisa e querendo novos livros, o Skoob é uma ferramenta fundamental, e que lhe ajudará bastante ─ muito mais do que você imagina ─, principalmente na troca de livros.

No começo, tudo pode parecer complicado, mas logo você verá como é simples e passará a utilizar bastante o serviço.

Caso tenha alguma dúvida, deixe aqui nos comentários e eu responderei assim que possível.

Compartilhe este artigo:

Natural de Salvador, Manlei Santeoni tem 25 anos de idade, é apaixonado por literatura, filosofia e uma boa música. Escreve para a internet há alguns anos e é aficionado por cadernos ─ onde a maioria de seus textos é iniciada. Junto com sua paixão pela música e pela natureza, Santeoni também é contador de histórias, e seu primeiro livro a ser publicado já está em produção. Adicionada a tudo isso está a sua alta estima pela Língua Portuguesa ─ principalmente quando bem falada e bem escrita.