Offline Day e produtividade – Desenvolvimento Pessoal

Durante o primeiro semestre de 2016, em meio às minhas leituras, uma ideia me ocorreu. A ideia consistia em definir um dia na semana para ficar desconectado de tudo. Os objetivos principais eram: estudar e escrever mais durante o dia e acelerar as leituras.

Automaticamente atribui o nome de Offline Day. Porém, como demorei todo esse tempo para finalmente decidir colocar tudo em prática, agora compartilharei com vocês um pouco mais sobre o Offline Day, e os convido a participar ─ com certeza será uma experiência positiva para todos nós.

Offline Day

Offline Day

O conceito primário do Offline Day é ficar, durante um dia inteiro, desconectado de tudo e produzir o máximo possível. Com “produzir” eu quero dizer estudar, ler, escrever, trabalhar ou praticar qualquer atividade que seja produtiva. Essas atividades podem ser: malhar, correr, pedalar, nadar, praticar algum esporte, dentre outras. O que você vai fazer ficará ao seu critério. O importante é que você utilize esse dia para se desenvolver de alguma maneira.

Durante o Offline Day nós apenas usaremos o computador para praticar alguma dessas atividades. E o ideal é manter qualquer tipo de conexão desativada. A respeito do celular, nós o usaremos apenas para atender chamadas, deixando a conexão Wi-Fi e o serviço de Dados Móveis(3G/4G) desativados. Ademais, também evitaremos a televisão ─ para quem assiste ─, não responderemos às mensagens de texto, não jogaremos nenhum jogo online e não enviaremos sinais de fumaça.

Caso deseje, você poderá informar as pessoas próximas a você sobre esse dia. Como você ficará desconectado, elas poderão tentar se comunicar por meio dos aplicativos de mensagens ou das redes sociais ─ e não obterão resposta. Por esse motivo, é interessante que elas saibam, pois, caso precisem tratar sobre algum assunto importante, elas te ligarão.

Offline Day

Mais uma vez: o importante é você se manter desconectado durante um dia inteiro, praticando atividades que ajudarão no seu desenvolvimento. O primeiro dia talvez seja o mais difícil, principalmente se considerarmos nossos hábitos atuais. Mas, sem dúvida alguma, isso nos ajudará imensamente. Nós não temos necessidade nenhuma de ficar conectados o dia inteiro.

Ajuste ao seu modo

Para cada semana, o Offline Day poderá ser um dia fixo ou flexível: mais uma vez ficará ao seu critério. Se depois de observar os resultados você desejar praticá-lo mais de uma vez por semana, tudo será ainda melhor.

Antes de iniciar, se desejar, você pode alterar qualquer uma dessas “regras” para a maneira que achar melhor, contanto que o conceito de um dia inteiro desconectado não desapareça.

Então, aceita o desafio?

Compartilhe este artigo:

Natural de Salvador, Manlei Santeoni tem 25 anos de idade, é apaixonado por literatura, filosofia e uma boa música. Escreve para a internet há alguns anos e é aficionado por cadernos ─ onde a maioria de seus textos é iniciada. Junto com sua paixão pela música e pela natureza, Santeoni também é contador de histórias, e seu primeiro livro a ser publicado já está em produção. Adicionada a tudo isso está a sua alta estima pela Língua Portuguesa ─ principalmente quando bem falada e bem escrita.

Site Footer