A Escrita e a Música; um paralelo

Escrever não é muito diferente de compor. Não existe um formato exato para criar uma música. Mas existem os acordes, que são uma mistura de notas. Para formar um acorde, você precisa de uma sequência de notas dentro de um campo harmônico. E caso você use uma sequência incoerente, seu acorde não terá uma boa sonoridade.

Na escrita, algo parecido acontece. Para criar e desenvolver uma história, você precisa antes dominar esses acordes, sempre escolhendo uma boa sequência de notas. Caso você falhe nessa escolha, sua história poderá emitir ondas sonoras em desarmonia com os ouvidos de seus leitores.

No entanto, depois que você aprende esses acordes literários, a sua cabeça passa a fazer o resto, sem muita dificuldade. Portanto, estude as notas e acordes, e sua narrativa poderá se tornar a partitura de uma excelente sinfonia.

Compartilhe este artigo:

Natural de Salvador, Manlei Santeoni tem 25 anos de idade, é apaixonado por literatura, filosofia e uma boa música. Escreve para a internet há alguns anos e é aficionado por cadernos ─ onde a maioria de seus textos é iniciada. Junto com sua paixão pela música e pela natureza, Santeoni também é contador de histórias, e seu primeiro livro a ser publicado já está em produção. Adicionada a tudo isso está a sua alta estima pela Língua Portuguesa ─ principalmente quando bem falada e bem escrita.