Aceite o caos e o conflito como seus aliados

Calma, não precisa imaginar o caos com aquela visão catastrófica que costumamos ter. Na verdade, esse caos ao qual me refiro também poderia ser chamado de conflito. O conflito que sempre existirá na nossa vida, não importa o que façamos.

No nosso dia a dia, muitos eventos acontecem; eventos bons, ruins, neutros. E eu costumo chamar esses eventos de conflitos. Isso porque geralmente são situações que fogem da rotina, fazendo com que você precise tomar algumas decisões para resolvê-los.

Por muito tempo eu tentei lutar contra os conflitos. Alguns desses eventos negativos aconteciam e eu deixava meus afazeres atuais em modo de espera. O pensamento que guiava meus passos era o seguinte: “Quando tudo isso passar, eu volto a fazer o que estava fazendo”. Mas, curiosamente ─ ou não ─, sempre quando uma situação ruim terminava, rapidamente outra acontecia. E isso me fez perceber que o caos seria sempre algo constante em minha vida.

Portanto, depois de perder muito tempo lutando contra essas forças maiores do que eu, acabei percebendo algumas coisas, e gostaria de compartilhá-las com vocês.

O conflito sempre existirá, não importa o que você faça

Você precisa aceitar isso. Não importa quais sejam os seus objetivos, sempre existirá o caos. A melhor coisa a fazer é se preparar emocionalmente para possíveis obstáculos no caminho. Para isso, você precisa aprender a controlar a ansiedade, não criar muitas expectativas para tudo que espera acontecer e, principalmente, não achar que isso está acontecendo apenas com você porque não é merecedor.

Você terá grandes problemas se não tiver planos contingentes

Sofri isso na pele. Defini várias metas, tracei alguns objetivos e, no meio do caminho, fui golpeado pelos citados eventos. E, para meu infortúnio, eu não tinha nenhum plano contingente. Ou seja, não havia pensado em nenhuma estratégia para resolver ou enfrentar quaisquer possíveis problemas que pudessem aparecer durante a jornada. E assim fui.

Tendo isso em mente, é interessante que você nunca esqueça: Seja qual for o seu objetivo, antes de alcançá-lo, haverá caos.

O seu sucesso será determinado pela sua capacidade de enfrentar o caos

Talvez alguém já tenha dito isso anteriormente ─ não lembro exatamente. De todo jeito, que isso sirva pelo menos como uma paráfrase. Mas a frase já é autoexplicativa. Se você tiver muitos problemas na hora de enfrentar os conflitos que virão, será mais difícil alcançar o sucesso.

Quando você aceitar que o conflito sempre vai existir, sua vida será outra

A função dos pilotos de navios e lanchas é controlar suas embarcações de acordo com o movimento dos mares e rios ─ o contrário resultaria em um acidente. E, da mesma maneira, nós precisamos ajustar a nossa vida.

Achar que o mundo terá que se adaptar às nossas decisões é uma atitude deveras ingênua. Nós precisamos ajustar a nossa vida de acordo com a maré do nosso globo. E isso não significa que não devemos seguir o caminho que desejamos.

Imaginemos que você escolheu, por exemplo, seguir a carreira de medicina. Perfeito, é uma ótima carreira. Mas saiba que, para alcançar seu objetivo de se formar na faculdade e passar a atender em hospitais ─ considerando que este seja o seu propósito ─, você precisará enfrentar os movimentos que o mar do mundo em que vivemos apresenta, e não o contrário.

Portanto, espero que daqui pra frente você se frustre menos com as adversidades da vida, mantendo, principalmente, o controle emocional. E, para finalizar, gostaria de deixar uma recomendação que te ajudará muito nesse processo: pratique a meditação!

É isso. Espero que essa mensagem tenha ficado clara para você. Eu gostaria muito de ter lido um artigo como este há alguns anos; certamente mudaria minha forma de encarar a vida.


Se você gostou deste artigo, talvez este outro seja de seu interesse: Não seja sabotado pela sua mente ─ #Produtividade.

Compartilhe este artigo:

Natural de Salvador, Manlei Santeoni tem 25 anos de idade, é apaixonado por literatura, filosofia e uma boa música. Escreve para a internet há alguns anos e é aficionado por cadernos ─ onde a maioria de seus textos é iniciada. Junto com sua paixão pela música e pela natureza, Santeoni também é contador de histórias, e seu primeiro livro a ser publicado já está em produção. Adicionada a tudo isso está a sua alta estima pela Língua Portuguesa ─ principalmente quando bem falada e bem escrita.

  • Oxente Thainá

    Manlei coach kkkkkkkkkk Mas o texto é muito bom. O caos existe e ele está aqui dentro da gente. É necessário viver com ele. Parabéns por essa reflexão inovadora e, ao mesmo tempo, óbvia.